Preciso contar...

6 de outubro de 2010


É estranho! Se eu não trabalhasse no Censo e lesse ou ouvisse alguém contando que tá ralando sem ganhar, eu acharia uma loucura. Mas, como isso tá acontecendo comigo, tenho me perguntado se sou maluca ou bobona?
Desde que peguei o segundo setor tenho trabalhado só 3 dias por semana, e entre 4 a 5 hs por dia. Tem dias que fico sem vontade nenhuma de ir trabalhar, um desânimo total. Outros, dá uma vontade enorme de ir. E nessas horas o que me vem a mente é o seguinte: sei que não terei uma outra experiência igual a essa. Não sei se isso acontece com os outros recenseadores, mas tem casas que sou TÃO bem recebida e rola um papo TÃO gostoso, que parece que você acabou de conversar com uma pessoa querida. Não vou dizer que isso acontece sempre, em algumas casas só me respondem muito mal e olhe lá. Mas em algumas chego a dizer que sou recebida com carinho, isso mesmo, carinho. E hoje aconteceu algo assim.
Comecei num condominio de casas que através do interfone não fui atendida por nenhuma das 15 casas,só podia estar com defeito. Abordei um morador que estava saindo de carro que me garantiu que os interfones estavam funcionando. Mas, em vão, não fui recebida. De lá fui pra uma vila onde encontrei só 4 moradores, o resto ficou pra sábado. E entre esses 4, duas senhoras, vizinhas e amigas. A primeira me recebeu muito bem, me pegou pelo braço e pediu que entrasse. Além da entrevista, batemos um papo. Uma senhora muito simpática, professora, cantora lirica de 79 anos que queria porque queria me fazer um café. Um doce de pessoa que me disse que não estava muito bem até eu chegar e que depois da minha visita já estava se sentindo melhor.
Fez questão de me levar na casa da amiga, que assim como ela, morava sozinha e poderia ficar receosa em me atender.
A amiga uma senhora de 81 anos, professora e engenheira lúcida e ativa, nenhuma das duas aparentavam a idade que tinham. E fui recebida também com todo carinho. Pra vocês terem uma idéia, fiquei duas horas e meia na casa dela. Numa cadeira de balanço escutando e aprendendo tudo que aquela senhora culta e vivida tinha pra me contar. No final da conversa, parecia que nos conhecíamos há muito tempo. Falamos sobre tudo, politica, familia, trabalho, infância... saí de lá embriagada de tanta sabedoria. Me mostrou os diversos quadros que tinha e acoleção enorme de livros. Na hora de nos despedirmos, me chamou de amiga e disse que me esperava num outro dia para um lanche.
Aí eu te digo: meu dia de trabalho foi super improdutivo, meu pagamento nem sei quando vai sair. Mas ter conhecido essas duas senhoras me valeu demais. E esse foi um exemplo porque que eu continuo nesse Censo, sem AINDA ter sido remunerada. Tem outras formas de pagamento que fazem toda a diferença.
E como disse pra vcs antes, fui resolver isso e me deram o prazo dessa semana pra sair o restante do pagamento. Se até sexta nada sair, resolvi ficar em casa aguardando e só voltar quando receber. Fazer uma pressão, pra ver se resolve. Isso se eu não mudar de idéia, rsrs...
Desculpe o texto longo, beijos á todos.

8 comentários:

Samantha disse...

Que coisa boa hein??

Jaque Gonchoroski disse...

NOssa Lu... Falei isso pro meu marido... É inacreditável que eles não estejam pagando.

Mas tenho certeza que você ganhou muitas outras coisas. A mulher que realizou a pesquisa aqui era bem "fechada". Convidei pra entrar mas ela não quis... Eu tentei ser simpática rs

Beijos!

Casamento feliz disse...

Lu , vou me empenhar em responder o censo por sua causa rs o rapaz que está fazendo a minha rua já me deixou vários recadinhos , toda hora eu lembro de vc rs

Beijos

Micha Descontrolada disse...

ai q delícia essa troca de experiencia...conhecer pessoas assim...tem coisas q vale mais q dinheiro, sim.

mas tá certa tb em ficar em casa até o dinheiro sair.
bjs

Carol disse...

Oi Lú!
Que história linda.
Tem dias que certos encontros nos salvam, nos levam para um plano de alegria diferente, nos despertam do mecânico dia-a-dia desgastante.
Com certeza não foi você que saiu desse encontro com essas duas senhoras, com uma energia tão leve. Aposto que sua presença fez diferença no dia delas, você preencheu o vazio e a solidão que oprime tantas pessoas de diversas faixas etárias.
Uma pena que seu trabalho não está sendo remunerado (e me permita dizer, não é reconhecido e valorizado) pois você faz muito mais do que colher informações, você é uma visita na casa de muita gente esquecida.
Espero que você resolva o quanto antes essa situação e caso as coisas continuem ruins, procure a Justiça, você tem direitos que devem ser respeitados.
Um beijo carinhoso

Michele disse...

Lu, é muito difícil mesmo continuar nessa jornada de trabalho sem receber. Porém entendo que a recompensa é grande quando você se depara com pessoas como essas senhoras. Penso que nada é por acaso, sabe? Vocês, com certeza, fizeram-se bem uma a outra! :)

Um beijo e bom fim de semana!

Micha Descontrolada disse...

kd vc?

Não esqueça de enviar a pesagem dessa semana (se ainda não enviou, é só colocar no comentário mais recente) e não deixe de bolar sua frase do concurso cultural que consegui para todas as participantes do desafio. Vamos prestigiar a “patrocinadora”. Leia o regulamento nesse link aqui: http://migre.me/1x2AA

Continuo sem meu notebook, mas assim que ele voltar, vou colocar os nossos dados no google docs, assim cada uma pode colocar sua pesagem lá e ver o andamento do grupo.

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Coisas do Casal (Cynthia) disse...

Que bom que apesar dos pesares você está gostando deste trabalho!! Com certeza se você viesse fazer a pesquisa aqui em casa seria recebida assim também!!

Beijokas!!

Postar um comentário

Agora conta você:

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB